Escola de Joaquim Pires promove Gincana Cultural

A Unidade Escolar Polonordeste, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, promoveu na manhã do último sábado, 07 de julho, a XI Gincana Cultural sobre a conscientização e preservação do meio ambiente, que teve como tema: “Água-Recurso Esgotável”. O projeto envolveu professores e alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A gincana cultural é uma atividade interdisciplinar com objetivo de criar um amplo campo de discussão de ideias entre os setores envolvidos, fazendo com que todas as disciplinas possam oferecer seus conteúdos aos estudantes de maneira diferenciada e possibilitar o surgimento de habilidades artísticos e culturais, bem como a troca de experiência entre alunos, professores e também promover um espaço de confraternização da escola, famílias e comunidade em geral. Neste ano de 2018, a temática meio ambiente vem sendo desenvolvida não só na gincana, mas outras atividades que foram iniciadas em 2017. Trata-se de mais uma ação do projeto “Água para te quero” que será concluído este ano com a realização de uma feira de ciências na escola.

O evento iniciou às 10h00 com a exibição e apreciação do Hino Nacional brasileiro. A gincana foi dividida em três equipes: H2O, Mar em Fúria e Guerreiros do Polonordeste. A primeira apresentação ficou por conta dos alunos do 1º ao 3º ano e pré-2, que apresentaram uma peça teatral chamada “O Mundinho”. Após apresentação das crianças, o sr. João Bento, de 53 anos, da modalidade EJA da etapa 3, recitou um cordel que emocionou alunos, professores, jurados e convidados. A Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira muito conhecida no Nordeste.

Ao longo da semana as equipes realizaram diversas provas, entre elas: Arrecadação de Pet; Jardim Nativo; Brinquedo reciclado; Desafio Matemático; Soletrando; Perguntas e Respostas. Para o último dia restou apenas o desfile, show de talentos, paródias e poesia declarada.

A equipe Guerreiros do Polonorte foi campeã da gincana com 105,0 pontos. A equipe H2O ficou com vice somando 99,0 pontos e Mar em Fúria ficou com o terceiro lugar na classificação com 93,0 pontos.

A unidade escolar fica localizada zona rural município e situada a cerca de 22 quilômetros de distância do centro de Joaquim Pires no povoado Angico Branco. A escola oferta ensino para os alunos do pré ao fundamental, nos turnos matutino e vespertino. No período noturno é realizado ensino de modalidade EJA. A modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao ensino fundamental e médio na idade apropriada.

*Com informações Ascom

Curta a página do Portal Diário do Norte no Facebook: Portal Diário do Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *