Governo lança 1º vestibular da Universidade Aberta do Piauí com 3 mil vagas

O governador Wellington Dias lançou, na manhã desta quarta-feira (14), o primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí onde serão ofertadas 3 mil vagas.

A solenidade acontece no Palácio de Karnak com a presença da secretária estadual de Educação, Rejane Dias, do reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes e o coordenador do programa de Mediação Tecnológica, Mário Angelo. O prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, falou na solenidade em nome de todos os prefeitos do Piauí.

As inscrições para o vestibular vão de 26 de junho a 07 de julho. Já as provas serão realizadas no dia 06 de agosto.

O reitor da Uespi explica que será ofertado apenas o curso de Administração devido a demanda no interior do Estado.

“Apesar da crise, a empregabilidade está com o pequeno negócio que, muitas vezes, tem vida curta devido a falta de expertise na administração. O curso vai ajudar as empresas a terem maior tempo de vida e aumentar os empregos”, disse Cardoso.

A secretária Rejane Dias informou que o vestibular será ofertado para 60 municípios e o projeto do Governo é trabalhar para a universalização do Ensino Superior.

A Uespi será responsável pela parte acadêmica, selecionando professores e estudantes e confeccionando material didático. A Secretaria de Estado da Educação vai oferecer a infraestrutura e a Fafepi participa do projeto com o pagamento de bolsa para os professores.

O curso de Administração será realizado por mediação tecnológica, assim como acontece na Uespi e na Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

A Uapi receberá investimentos de cerca de R$ 27 milhões ao longo de quatro anos para a formação dessas primeiras turmas. Inicialmente será ofertado o curso de Administração, com a possibilidade de ampliação para outras áreas de conhecimento. A quantidade de vagas segue o modelo tradicional, de 40 alunos por turma, tendo como diferencial a responsabilidade compartilhada entre as instituições parceiras.

Para o governador, a medida representa a oportunidade de milhares de piauienses se formarem para o emprego ou para o empreendedorismo. Dias explicou que o objetivo é fomentar graduações e especializações em áreas de empreendedorismo, comércio e da indústria somados à rede estadual de educação técnica. “Estamos chegando a 135 municípios com polos da Uapi. Vamos chegar aos 224 municípios. O Piauí, em 2018, será o primeiro estado do Brasil ou a primeira província do mundo a ter todos os municípios com o ciclo completo da educação, com creche, ensino infantil, técnico, jovens e adultos, superior e especialização”, afirma Dias.

Representando os prefeitos das cidades contempladas com a implantação do curso, o prefeito de Curimatá, Valdecir Junior, agradeceu o esforço institucional das secretarias de governo. “A Uapi será um instrumento para o acesso ao Ensino Superior e para a qualificação e  requalificação para o mundo do trabalho, principalmente nas nossas cidades, onde há aqueles que mais precisam desse acesso”, contou.

Municípios beneficiados

Cajueiro da Praia; Cocal; Batalha; Brasileira; Domingos Mourão; Joaquim Pires; Lagoa de São Francisco; Matias Olímpio; Milton Brandão; São João do Arraial; Pedro II; Assunção do Piauí; Boa Hora; Buriti dos Montes; Cabeceiras; Capitão de Campos; Nossa Senhora do Nazaré; Juazeiro do Piauí; São João da Serra; São Miguel do Tapuio; Alto Longá; Altos; Barro Duro; Curralinhos; Jardim do Mulato; José de Freitas; Hugo Napoleão; Lagoa Alegre; Olho Água; Palmeirais; Teresina – zona Sul; Lagoa do Sítio; São Félix do Piauí; Santa Cruz dos Milagres; São Miguel da Baixa Grande; Belém do Piauí; Francisco Macedo;  Padre Marcos; Fronteiras; Santana do Piauí; Vila Nova do Piauí; São Francisco do Piauí; Conceição do Canindé; Guaribas; Capitão Gervásio de Oliveira; Nova Santa Rita; Nazaré do Piauí; Socorro do Piauí; Bertolínia; Jerumenha; Landri Sales; Ribeiro Gonçalves; Avelino Lopes; Colônia do Gurguéia; Cristalândia; Cristino Castro; Curimatá; Currais; Palmeira do Piauí e Santa Filomena.

Fonte: Cidade Verde

Palavras-Chaves: , , ,

Curta a página do Portal Diário do Norte no Facebook: Portal Diário do Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *