Bombeiros socorrem desabrigados pela chuva em Parnaíba

A cidade de Parnaíba tem várias áreas atingidas pelas chuvas que caíram nos últimos dias no município, invadindo casas e desabrigando famílias. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) está atento e atuando de forma intensa para ajudar a população parnaibana. Também reforçam a ajuda as secretarias estaduais da Saúde, Defesa Civil e Assistência Social e Cidadania, além de órgãos municipais.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico foi pessoalmente a Parnaíba e participa da operação que conta com o efetivo da cidade e reforço que partiu da capital Teresina. “Estamos com 55 bombeiros fazendo a atuação de busca e resgate das famílias que estão alagadas, retirando-as destes locais e levando para os abrigos do município. Em paralelo, também estamos antecipando ações em virtude do tempo que promete chuva para os próximos dias”, afirma.

O coronel acrescenta que o Exército, por meio do Tiro de Guerra, a Marinha, a Defesa Civil e secretaria de Assistência Social do município também atuam nesta operação. “As pessoas que desejam sair das suas residências estão sendo levadas para os abrigos que estão disponíveis aqui. A Sasc (Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania) já enviou para cá 200 cestas básicas, que estão a caminho, a Secretaria de Saúde disponibilizou equipe para vacinar inclusive as equipes do Corpo de Bombeiros. Enquanto houver risco para a população, nós estaremos aqui”, enfatizou o comandante, ressaltando que 36 militares de Teresina foram deslocados para Parnaíba e se juntaram à tropa local.

O comandante do 2º Batalhão dos Bombeiros, major Rivelino Moura, conta que o bairro Piauí foi o mais afetado pelas precipitações e que também atingiram os bairros do Carmo, Vazantinha, Fazendinha, Catanduvas e São Judas Tadeu. “A chuva que caiu demais acumulou nessas áreas mais baixas e afetou as casas, entrando em algumas que estão com risco de desabamento. Então, estamos fazendo a remoção e resgate deste pessoal”, declara. Aproximadamente 30 famílias encontravam-se desabrigadas até o fim da manhã deste domingo (24).

As viaturas e embarcações de Parnaíba e Teresina estão sendo utilizadas para a retirada das pessoas e dos bens das famílias que são encaminhadas aos serviços de assistência social do estado e município. Até o momento não foi registrado nenhum caso grave ou de feridos. “O que está acontecendo nos últimos dias é que está fazendo sol ou o tempo está nublado e à noite está chovendo muito. Estamos trabalhando justamente para evitar qualquer dano maior à vida das pessoas que moram nestas regiões”, finaliza o major Rivelino.

Com informações Meio Norte

Palavras-Chaves: , ,

Curta a página do Portal Diário do Norte no Facebook: Portal Diário do Norte

Deixe uma resposta